quarta-feira, 2 de maio de 2012

A nossa prestação na fase final regional

Nesta fase o calendário era o seguinte:

  • 10h - Meia-final 1 - Anadia (Aveiro) vs Montemor-o-novo (Coimbra)
  • 11h - Meia-final 2 - Oleiros (Castelo Branco) vs Gouveia (Guarda)
  • 16h - Atribuição do 3º e 4º lugar - Derrotados das duas meias-finais
  • 17h - Final - Vencedores das duas meias-finais

  • Meia-final: AEPAA (Castelo Branco) 0 vs 3 Gouveia (Guarda)



Cinco iniciais: Luís Serra, José Afonso, Flávio Silveira, João Alves e Diogo Mendes.
No banco: Eduardo Matos, Gaby Mateus, João André, Rodrigo Lopes, Zé Miguel e Ricardo Alves.


Tal como era de esperar a este nível, o jogo iniciou-se bastante forte para ambos os lados. Jogadas rápidas a criar muito perigo que as duas equipas iam conseguindo manter o marcador inalterado. Mas, desde cedo, viu-se mais a melhor equipa, a equipa de Castelo Branco, a nossa. Oleiros começou a acalmar o jogo e a tentar pegar nele. Com isto surgem várias oportunidades desperdiçadas por Diogo Mendes e Flávio Silveira. Chega o intervalo e Gouveia ainda sem chances de golo. 0-0. Na segunda parte, Gouveia conseguiu equilibrar o jogo e voltaram a assistir-se a lances perigosos de parte a parte. Mas novamente, a qualidade individual e coletiva dos oleirenses veio ao de cima, e voltou a pegar no jogo. Contudo, numa rápido lance de transição ofensiva da equipa de Gouveia, estes inauguram o marcador, com um remate colocado que ainda embate no poste antes de entrar. A AEPAA desanimou por completo e nem os constantes gritos de ânimo do treinador Hélio Martins deram resultados, pois minutos depois, Gouveia marcava o 2-0. Desatenção da defesa de Oleiros e um atleta de Gouveia a fazer o 2-0 facilmente. Com 4 minutos para jogar, a missão ficava quase impossível. Os Oleirenses tentaram vir para a frente com tudo, mas esbarraram numa defesa sólida e coesa, a grande característica da equipa de Gouveia. No último minuto, tempo ainda para Gouveia fechar o marcador em 3-0, com um passe longo em desmarcação, que o capitão dos mesmos aproveita para fazer o seu segundo golo. E termina assim o jogo. Resultado enganador pelo que valiam as duas equipas. Fica claramente a sensação de injustiça, pois parecemos muito superiores àquela equipa da Guarda. Disputaríamos assim à tarde, o jogo de atribuição do 3º e 4º lugar.


  • Atribuição do 3º e 4º lugar: AEPAA (Castelo Branco) 1 vs 3 Montemor-o-Novo (Coimbra)


Cinco iniciais: Luís Serra, José Afonso, Flávio Silveira, João Alves e Gaby Mateus.
No banco: Eduardo Matos, Diogo Mendes, João André, Rodrigo Lopes, Zé Miguel e Ricardo Alves.

No passado fim-de-semana estas equipas enfrentaram-se no pavilhão de Leiria na fase de grupos. Houve empate a 2 bolas. A equipa albicastrense tentou usar a mesma estratégia do passado sábado. Linhas bem recuadas e fechadas, com saídas rápidas no contra-ataque. Estava tudo a correr de feição, numa altura em que José Afonso e Gaby Mateus, os dois só perante o guarda-redes adversário perdem o controlo da bola. Uma soberana oportunidade desperdiçada. No mesmo minuto, Coimbra marca o 1-0 inaugural. Passe falhado na saída de Oleiros, em que o pivô de Coimbra aproveita e efetua um remate em “bico” que só para no fundo das redes. 1-0 com o intervalo a chegar. Ainda assim, tempo ainda para o 2-0. Nova desatenção da defesa oleirense. Flávio Silveira, na tentativa e fazer chegar a bola a Diogo Mendes, entrega-a a um adversário que só teve de encostar para o fundo das redes. 2-0 e chegávamos assim ao intervalo. Durante o intervalo, o treinador  Hélio Martins corrigiu os posicionamentos e isso evidenciou-se na segunda parte. Com o início do jogo surge o nosso golo. Diogo Mendes finta um adversário, tabela com Gaby Mateus, e encosta para o fundo da baliza. Estava feito o nosso único golo nesta final four. O golo trouxe uma vontade extra aos jogadores do pinhal, que por várias vezes podiam ter empatado o jogo, mas o guarda-redes e os postes adversários não permitiram que isso ocorresse. Já perto do final, surge o 3-1, num lance individual do capitão de Coimbra. Driblou pela linha e efetuou um remate cruzado, de defesa impossível. Assim acabou o jogo, com muitas oportunidades desperdiçadas pelo meio.

Nesta fase fez-se notar claramente o desgaste da viagem de ida e claro das poucas horas de sono. Fomos a equipa que tinha de fazer a maior viagem (cerca de 3h) e com isso, dormimos menos. Esquecendo todas as possíveis desculpas, resta dizer que representámos condignamente o distrito de Castelo Branco nesta fase, e demos à escola a melhor marca de sempre de uma equipa. O record anterior era ter chegado à fase de grupos regional e perder os 2 jogos; e nós conseguimos 1 vitória e um empate nessa mesma fase. Estamos todos de parabéns, apesar de podermos ter ido mais longe. Resta desejar boa sorte à equipa de Anadia que se sagrou campeã regional, após vencer Gouveia na final por 3-2. Com certeza que vão representar muito bem a zona centro na fase nacional.

Avaliação:


Luís Serra: Muito seguro entre os postes, mas podia ter feito mais no jogo da meia-final.
José Afonso: Grande qualidade do Fixo. Rápido e eficaz a defender. O nosso melhor jogador nesta fase.
Flávio Silveira: Apagado na meia-final, subiu de produção no 3º e 4º lugar.
João Alves: Importante a defender e a sair no ataque. Constante nos dois jogos e bem nos dois.
Diogo Mendes: Mal na meia-final. Falhou uma oportunidade decisiva. No 3º e 4º lugar subiu de rendimento, marcando o nosso único golo e foi dos melhores nesse jogo.
Eduardo Matos: Sofreu 2 golos sem culpa em nenhum.
Gaby Mateus: Muito bem nos dois jogos. Falhou uma oportunidade contra Coimbra. Muito veloz a defender e a atacar.
João André: Seguro na sua posição, sem comprometer. Algum medo.
Rodrigo Lopes: Esforçou-se no pouco tempo em campo. Não cometeu erros graves.
Zé Miguel: Nos 30 segundos dentro de campo consegui lesionar o fixo de Coimbra.
Ricardo Alves: Entrou bem, podendo ter feito 1 golo. Falta experiência, mas esteve bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário