quinta-feira, 28 de junho de 2012

EURO 2012 - Meias-finais

PORTUGAL 0 vs 0 Espanha (2-4 após penaltys)


Portugal foi derrotado pela Espanha na lotaria dos penaltys e ficou assim arredado da final do EURO, que se vai realizar em Kiev. O jogo foi bastante intenso durante os 120 minutos jogados, tal como se esperava destas duas excelentes equipas. A passagem à final só ficou mesmo decidida nos penaltys. A primeira parte começou praticamente com dois potentes remates por cima da Espanha, da autoria de Alvaro Arbeloa e Andres Iniesta. Portugal susteu esta pressão inicial e até consegui mesmo estar por cima do jogo tendo uma excelente oportunidade por Cristiano Ronaldo, em que a bola embateu nas malhas laterais. Antes disso, tempo ainda para Sergio Ramos tocar com a mão na bola dentro da sua área, lance que o árbitro não viu, "ou não quis ver". Chegávamos ao intervalo com um nulo no marcador e boas chances de parte a parte. Na segunda parte surgiu um Portugal mais atrevido, tendo mais chances por parte de Hugo Almeida e Cristiano Ronaldo. Ainda assim, a Espanha, com mais posse de bola, no famoso "tiki-taka" criou novos lances perigosos, também com as entradas de Cesc Fabregas, Jesus Navas e Pedrito Rodriguez. Paulo Bento apenas realizou um alteração nos 90 minutos. Entrada do jovem Nélson Oliveira para o lugar do esgotado Hugo Almeida. Pouco tempo depois mais uma mão na área da espanha, desta vez por Jordi Alba. Segundo penalty por marcar a favor da seleção portuguesa. Seguíamos então para mais 30 minutos de prolongamento. Paulo Bento colocou em campo o médio lutador do Braga, Custódio, para ajudar no combate à poderosa troca de bola do meio-campo dos espanhóis. Foi no prolongamento que surgiu a mais forte Espanha, criando bastantes ocasiões, excelentemente resolvidas pelo "keeper" português do Sporting, Rui Patrício. Paulo Bento ainda fez entrar Silvestre Varela para explorar o contra-ataque, mas este teve pouca influência no tempo que jogou. 0-0 no fim do prolongamento e seguia-se a lotaria dos penaltys, onde a sorte esteve do lado da Espanha. Primeiro Xabi Alonso atirou para a defesa de Rui Patrício (0-0), Moutinho atirou fraco para defesa de Iker Casillas (0-0), Iniesta marcou (0-1), Pepe atirou colocado (1-1), Gerard Piqué não vacilou (1-2), Nani atirou forte (2-2), Sergio Ramos marcou com frieza (2-3), Bruno Alves atirou à barra (2-3) e Fabregas atirou ao poste, mas a bola acaba por entrar (2-4). O factor sorte foi decisivo e a Espanha apura-se para a final, com algum cheiro a injustiça, onde vai encontrar a Itália, que venceu a favorita Alemanha por 2-1, com um bis de Mario Balotelli. Para a Alemanha marcou o merengue Mesut Ozil, da marca de grande penalidade.


Ainda assim, o nosso país foi bem representado e temos de dar os parabéns ao nossos jogadores. Obrigado Eduardo, obrigado Bruno Alves, obrigado Pepe, obrigado Miguel Veloso, obrigado Fábio Coentrão, obrigado Custódio, obrigado Cristiano Ronaldo, obrigado João Moutinho, obrigado Hugo Almeida, obrigado Quaresma, obrigado Nélson Oliveira, obrigado Rui Patrício, obrigado Ricardo Costa, obrigado Rolando, obrigado Rúben Micael, obrigado Raúl Meireles, obrigado Nani, obrigado Silvestre Varela, obrigado Miguel Lopes, obrigado Hugo Viana, obrigado João Pereira, obrigado Beto, obrigado Hélder Postiga e obrigado Paulo Bento. São uns campeões.


PARABÉNS CAMPEÕES!

quinta-feira, 21 de junho de 2012

EURO 2012 - Quartos-de-final

PORTUGAL 1 vs 0 República Checa


Portugal derrotou a República Checa e apurou-se assim para as meias-finais do EURO 2012, onde vai encontrar a Espanha.
O jogo começou atípico para a seleção das quinas até aos 20 minutos de jogo. Durante este tempo os checos conseguiam vencer a maioria dos duelos individuais. Mas rapidamente se percebeu que foi apenas um percalço e rapidamente Portugal tomou conta do jogo. Os checos fecharam-se no seu meio-campo e Portugal teve de realizar um jogo de paciência, tendo bastantes cuidados com as saídas rápidas do pequeno checo Pilar e Jiracek. Os portugueses tentaram imprimir velocidade no jogo e foi aí que criaram maior perigo, mas também quando se revelaram mais agressivos, havendo 2 cartões amarelos de seguida para Nani e Miguel Veloso. Perto do intervalo, Hélder Postiga lesiona-se sozinho na coxa e é substituído por Hugo Almeida, para surpresa dos portugueses que esperavam a entrada do jovem Nélson Oliveira. No último lance da primeira parte, Ronaldo atira ao poste após uma recepção orientada sobre o defesa Sivok do Besiktas. Era a 3ª bola ao ferro de Ronaldo neste Europeu. Chegado o intervalo pedia-se mais garra e energia aos jogadores portugueses e foi isso que Paulo Bento fez passar aos seus pupilos. No início da segunda parte, nova bola ao ferro de Ronaldo. Livre directo, Petr Cech defende e novamente o esférico a bater no poste. 4ª bola de Ronaldo ao ferro neste Euro. Com o passar do tempo, mais os checos se fechavam no seu meio-campo e mais se complicava a missão portuguesa. No entanto a bola acaba por entrar na baliza, mas o golo é anulado por fora-de-jogo de Hugo Almeida que cabeceou para as redes. Já quando os treinadores guardavam as substituições para o virtual prolongamento, surge uma jogada "made in Sporting", totalmente feita por jogadores formados no Sporting. Nani desmarca João Moutinho, este finta um defesa e cruza para Ronaldo. Ronaldo faz um belíssimo cabeceamento em mergulho que só pára no fundo das redes. Estava desfeita a igualdade a 10 minutos do fim. Paulo Bento fez entrar Custódio para equilibrar o meio-campo e Rolando para ganhar altura na defesa. Até ao final nada se alterou e Portugal apurou-se para as meias-finais, tendo vencido a República Checa por 1-0. Agora vamos enfrentar a Espanha que venceu a França por 2-0 com dois golos do madrilista Xabi Alonso.


Quartos-de-Final:

  • Portugal 1 vs 0 República Checa
  • Alemanha 4 vs 2 Grécia
  • Espanha 2 vs 0 França
  • Itália 0 vs 0 Inglaterra (4-2 após penalties)
Meias-finais:
  • Portugal vs Espanha (27-06)
  • Alemanha vs Itália (28-06)



  
FORÇA PORTUGAL

domingo, 17 de junho de 2012

EURO 2012 - Fase de Grupos

PORTUGAL terminou hoje a fase de grupos, na qual estava incluído no "Grupo da Morte", com Alemanha, Holanda e Dinamarca.

PORTUGAL 0 vs 1 Alemanha
PORTUGAL 3 vs 2 Dinamarca (Pepe; Hélder Postiga; Varela)
PORTUGAL 2 vs 1 Holanda (Ronaldo; Ronaldo)


Classificação final:
1º: Alemanha - 9 pontos
2º: PORTUGAL - 6 pontos
3º: Dinamarca - 3 pontos
4º: Holanda - 0 pontos

PORTUGAL apurou-se assim para os quartos-de-final, onde vai enfrentar a República Checa, 1º classificada do Grupo A. O jogo realiza-se dia 21 (quinta-feira) pelas 19:45h.


BOA SORTE PORTUGAL!

domingo, 10 de junho de 2012

1º Torneio de Futebol de 7 de Infantis

Realizou-se, em Oleiros, no passado fim-de-semana (9 e 10 de junho), o 1º Torneio de Futebol de 7 do Município de Oleiros. O evento contou com 6 equipas participantes: Academia Sporting/Loures; União de Leiria; Académica de Coimbra; ARCB Valongo; Desportivo de Castelo Branco; Sertanense FC. Realizou-se um sorteio pata definir os grupos e obteu-se:




Grupo A: Academia Sporting/Loures; Desportivo de Castelo Branco; Sertanense FC
Grupo B: Académica de Coimbra; União de Leiria; ARCB Valongo

Então realizaram-se os jogos delineados e os resultados foram os seguintes:
Fase de Grupos (09-06-2012)

Grupo A:
  • Desportivo de Castelo Branco 1 vs 1 Sertanense FC
  • Academia Sporting/Loures 4 vs 4 Desportivo de Castelo Branco
  • Sertanense FC 0 vs 7 Academia Sporting/Loures
1º: Academia Sporting/Loures (4 pontos)
2º: Desportivo de Castelo Branco (2 pontos)
3º: Sertanense FC (1 ponto)

Grupo B:
  • ARCB Valongo 0 vs 1 União de Leiria
  • União de Leiria 2 vs 1 Académica de Coimbra
  • Académica de Coimbra 6 vs 1 ARCB Valongo
1º: União de Leiria (6 pontos)
2º: Académica de Coimbra (3 pontos)
3º: ARCB Valongo (0 pontos)

Fase Final (10-06-2012)
  • 5º/6º Lugares: ARCB Valongo 4 vs 3 Sertanense FC
  • 3º/4º Lugares: Académica de Coimbra 1 vs 2 Desportivo de Castelo Branco
  • 1º/2º Lugares: Academia Sporting/Loures 1 vs 3 União de Leiria


Classificação Final: 
1º: União de Leiria
2º: Academia Sporting/Loures
3º: Desportivo de Castelo Branco
4º: Académica de Coimbra
5º: ARCB Valongo
6º: Sertanense FC





Realizou-se a entrega de prémios às equipas e ainda a entrega de 3 prémios individuais:





Melhor Guarda-Redes: João Jorge (ARCB Valongo)










Melhor Marcador: Luís Rodrigues (Académica de Coimbra)
Melhor Jogador: Luís Rodrigues (Académica de Coimbra)




Parabéns a todos, em especial aos vencedores e à organização! Uma palavra a João Mateus pela excelente organização de um evento que enriqueceu, e muito, cultural e desportivamente a  vila de Oleiros.

domingo, 3 de junho de 2012

Jogo de Preparação

PORTUGAL 1 vs 3 Turquia


No segundo teste da seleção portuguesa, no Estádio da Luz, Paulo Bento fez alinhar de início em 4x3x3, o onze mais provável da seleção, quando forem jogos a sério: Rui Patrício, Miguel Lopes, Pepe, Bruno Alves, Fábio Coentrão, Miguel Veloso, João Moutinho, Raúl Meireles, Ronaldo, Nani e Hugo Almeida.
Portugal entrou a dominar, podendo marcar por várias ocasiões, desperdiçadas por Hugo Almeida e Cristiano Ronaldo. No primeiro ataque de perigo da Turquia, Bulut faz o seu primeiro golo. Golo em que se dividem as culpas por 4 jogadores: Miguel Lopes (permitiu o cruzamento), Rui Patrício (podia ter captado a bola), Bruno Alves (confiou no Rui Patrício, deixando passar a bola para o coração da área) e Fábio Coentrão (deixou-se antecipar pelo avançado turco). Até ao intervalo nada de novo a registar, excepto um excelente drible de Cristiano Ronaldo sobre o seu ex-colega de equipa: Hamit Altintop. Intervalo e Portugal tinha de fazer alguma coisa para alterar o rumo do jogo e dar uma alegria aos 65 mil adeptos presentes na Luz. Segunda Parte com um início muito forte da seleção nacional, a pressionar bastante, podendo chegar ao golo desde muito cedo. Mas, logo, surge o anti-jogo dos turcos que procuraram de todas as formas quebrar o ritmo do jogo. Em novo contra-ataque turco, novo golo de Bulut. Desentendimento entre Bruno Alves e Miguel Veloso. 0-2 com 35 minutos para jogar. Paulo Bento mexeu na equipa, e pouco depois chegou ao golo. Remate cruzado de Nani que só pára no fundo da baliza. 1-2 e o público ganhava novo ânimo. Poucos minutos depois, correria de Miguel Lopes pela direita e ganha um penalty, que é festejado pelo próprio. O público levantava-se para festejar o empate no marcador, quando Volkan Demirel adivinha o lado e defende o remate de Cristiano Ronaldo. Portugal continuava a perder e o público esmorecia. Já perto do final, confusão na área portuguesa, Eduardo (substituindo Rui Patrício) falha a defesa, e Ricardo Costa, a tentar aliviar da linha de golo, acaba por chutar contra Pepe, introduzindo assim o esférico na baliza, para o 3-1 final. 


Do meu ponto de vista, o onze a apresentar contra a Alemanha seria o seguinte:
Rui Patrício;
Miguel Lopes, Pepe, Bruno Alves, Fábio Coentrão;
Miguel Veloso, Raúl Meireles, João Moutinho;
Ronaldo, Nani, Nélson Oliveira.

Penso que não há lugar para o Hugo Almeida. É fraco no jogo aéreo, falha muitos golos para um ponta de lança pouco móvel. Eu apostaria no jovem Nélson Oliveira, não só pelo fator surpresa, mas também pelas enormes qualidades do jovem. A defesa precisa de umas afinações, em termos de comunicação, nada que não se resolva em uma semana. Miguel Lopes parece-me que agarrou o lugar, pois fez um bom jogo. Já no meio-campo, poderá jogar também o Custódio no lugar do Miguel Veloso, pois é mais defensivo, característica que pode ser bastante importante contra uma equipa tão poderosa como é a Alemanha. Jogo no dia 9 (sábado).



FORÇA PORTUGAL!