quinta-feira, 31 de maio de 2012

Jogo de Preparação

PORTUGAL 0 vs 0 Macedónia


No primeiro teste da seleção portuguesa, no Estádio Municipal de Leiria, Paulo Bento fez alinhar de início em 4x3x3: Beto, João Pereira, Rolando, Bruno Alves, Fábio Coentrão, Miguel Veloso, João Moutinho, Rúben Micael, Ronaldo, Quaresma e Postiga.
Portugal esteve os 90 minutos à procura do golo que acabou por não aparecer. Um primeiro teste bastante fraco tendo em conta o que se espera de uma seleção como é Portugal.


No próximo sábado, Portugal realiza um segundo e último teste antes do Europeu na Polónia e Ucrânia: PORTUGAL vs Turquia (Estádio da Luz).



FORÇA PORTUGAL!

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Os 23 eleitos de Paulo Bento

Paulo Bento revelou os 23 selecionados para representar a equipa das quinas no Euro 2012, na Polónia e Ucrânia:


Guarda-redes: Rui Patrício (Sporting CP), Eduardo (SL Benfica) e Beto (Cluj).
Defesas: João Pereira (Sporting CP), Miguel Lopes (SC Braga), Pepe (Real Madrid), Bruno Alves (Zenit), Rolando (FC Porto), Ricardo Costa (Valência) e Fábio Coentrão (Real Madrid).
Médios: Raúl Meireles (Chelsea FC), Custódio (SC Braga), Carlos Martins (Granada/ substituído por Hugo Viana (SC Braga), devido a lesão), Miguel Veloso (Génova), Rúben Micael (Real Zaragoza) e João Moutinho (FC Porto).
Avançados: Silvestre Varela (FC Porto), Ricardo Quaresma (Besiktas), Nani (Manchester United), Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Hugo Almeida (Besiktas), Nélson Oliveira (SL Benfica) e Hélder Postiga (Real Zaragoza).




Boa Sorte PORTUGAL!

Académica vence a Taça de Portugal

Na tão esperada final do Jamor, a Académica acabou por levar de vencida a teoricamente equipa mais forte, o Sporting CP. Venceu por 1-0, golo de Marinho aos 4 minutos de jogo. A partir daí a equipa dos estudantes fechou as linhas e conseguiu anular as oportunidades dos leões, muito desinspirados, até final. Assim a Académica venceu a sua segunda Taça de Portugal. Parabéns à Académica de Coimbra. Nota ainda para uma grande moldura humana presenteada no estádio. Eu próprio desloquei-me ao Jamor, para assistir ao jogo, e gostei imenso do ambiente. Esta publicação não saiu mais cedo e não está mais elaborada, por motivos óbvios. "Melão/Azia". Eu, como adepto do Sporting, fiquei bastante aziado com a derrota da minha equipa, por isso é não consigo escrever mais e melhor. Peço desculpa aos meus leitores.


quarta-feira, 16 de maio de 2012

Análise ao Campeonato Nacional

30ª jornada:

Beira-Mar 1 vs 2 Olhanense - Petrolina (77') / Jander (33') e Dady (49')
Gil Vicente 3 vs 1 Feirense - Hugo Vieira (43') e Zé Luís (77' e 82') / Diogo Rosado (47')
Marítimo 1 vs 1 Paços de Ferreira - Rúben Ferreira (54') / Vítor (71')
Rio Ave 2 vs 5 FC Porto - João Tomás (42'), Atsu (66') / Djalma (14'), James Rodriguez (17') e Kleber (66', 75' e 90')
União de Leiria 2 vs 3 Nacional da Madeira - Djaniny (66') e Shaffer (80') / Mateus (11' e 90') e Claudemir (30')
Vit. Guimarães 1 vs 2 Académica de Coimbra - Bruno Teles (65') / Diogo Valente (45') e Edinho (81')
Vitória de Setúbal 1 vs 3 SL Benfica - Rafael Lopes (12') / Bruno César (34' e 62') e Cardozo (90')
Sporting CP 3 vs 2 Sporting de Braga - Wolfswinkel (35', 62' e 84') / Hélder Barbosa (58') e Lima (89')  

A Liga Zon-Sagres terminou e está na altura de fazer um balanço.
O FC Porto (campeão nacional), o SL Benfica e o Sporting de Braga participarão na Liga dos campeões, devido aos respetivos, 1º, 2º e 3º lugares na Liga.
O Sporting CP e o Marítimo jogarão na Liga Europa pelos respetivos 4º e 5º lugares.
No fundo da tabela, descem de divisão o União de Leiria e o Feirense. A Académica consegue a manutenção.


O melhor marcador da Liga foi Óscar Cardozo do SL Benfica, em igualdade de golos com o brasileiro Lima do Sporting de Braga, mas venceu o prémio, por ter disputado menos minutos. Estes dois jogadores fizeram 20 golos cada um. Em 3º lugar ficou o "incrível" Hulk com 16 golos, seguido do leão Wolfswinkel com 14. Logo a seguir vem o colombiano do FC Porto, James Rodriguez com 13 golos.

Quanto aos scores, o bicampeão FC Porto foi o melhor ataque da prova (com 67 golos marcados) e a melhor defesa (com apenas 18 golos sofridos). O 2º melhor ataque foi o SL Benfica com 66 golos e o Sporting CP foi a segunda melhor defesa com 26 golos sofridos.

As revelações da Liga foram: Salvador Agra (Olhanense), Cedric Soares (Académica, por empréstimo do Sporting CP), Hugo Vieira (Gil Vicente), Atsu (Rio Ave, por empréstimo do FC Porto), Luiz Carlos (Paços de Ferreira), Claudemir e Neto (Nacional da Madeira), Sami (Marítimo), Wolfswinkel e André Martins (Sporting CP), Lima e Hélder Barbosa (Sporting de Braga), Rodrigo e Nélson Oliveira (SL Benfica) e, finalmente, Alex Sandro (FC Porto).

A minha equipa ideal desta liga é, em 4x3x3, a seguinte:
Rui Patrício (Sporting CP);
Cedric Soares (Académica), Garay (SL Benfica), Neto (Nacional da Madeira) e Ínsua (Sporting CP);
Witsel (SL Benfica), João Moutinho (FC Porto) e Matías Fernández (Sporting CP);
Hulk (FC Porto), Rodrigo (SL Benfica) e Wolfswinkel (Sporting CP)

Comentem em baixo com a vossa equipa ideal desta liga. Obrigado!

terça-feira, 15 de maio de 2012

Manchester City sagra-se campeão inglês

44 anos depois, o Manchester City sagrou-se campeão inglês, terminando em igualdade pontual com o rival de Manchester, o United, mas com vantagem no confronto directo. Tudo estava por decidir na última jornada, e nos minutos finais já se esperava o United a festejar o título, pois o City encontrava-se a perder por 2-1 nos descontos finais, contra a equipa do Queens Park Rangers. Ainda assim, os Citizens conseguiram o impossível e viraram o resultado (3-2). Os golos do City foram apontados por: Zabaleta, Dzeko e Kun Aguero. O United acabou por vencer também em casa do Sunderland, por 1-0, golo de Wayne Rooney, mas acabou por não servir de nada. 



Parabéns aos Campeões!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Final da Liga Europa

Atlético de Madrid 3 vs 0 Atlético de Bilbau


A cidade de Bucareste, na Roménia, preparava-se para receber a final da Liga Europa. Encontravam-se duas equipas espanholas, curiosamente, os dois Atléticos, mas um da capital Madrid e o outro do País Basco, o de Bilbau. O jogo ficou logo alterado quando surge a figura dos Colchoneros, Radamel Falcao, a fazer o 1-0, aos 7 minutos, num golo de belo efeito. A partir deste momento, o jogo entrou no sentido único que teve até final: o Bilbau com grande percentagem de posse de bola, mas a esbarrar sempre numa defesa coesa e unida do Atlético de Madrid, enquanto que Falcao e companhia iam tentando fazer das suas no contra golpe. E é mesmo num contra golpe que surge o 2-0. Golo apontado por... Radamel Falcao, quem mais poderia ser... E chegamos ao intervalo. Segunda parte, em que se manteve a corrente do jogo, sem efeitos práticos, até que o internacional brasileiro do Atl. Madrid, Diego, fez o 3-0 de pé esquerdo após uma bela jogada individual. Estava o jogo sentenciado e o Atlético de Madrid, de Falcao, Diego, Arda Turan, Mario Suarez, Salvio, Adrian, e dos portugueses, Sílvio, Pizzi e Tiago, tornava-se o novo vencedor da Liga Europa, sucedendo o FC Porto. Também o sportinguista Elias, merece os nossos parabéns, pois jogou pelo Atl. Madrid, nesta competição, até marcando 3 golos em 2 jogos. Realce também para o 2º ano consecutivo em que Radamel Falcao é o melhor marcador da competição, e afirmando-se assim no futebol europeu. Custam-me a crer que continue nesta equipa, pois existem vários "tubarões" a seguir atentamente as suas pisadas. Parabéns aos novos vencedores da Liga Europa, a equipa do Atlético de Madrid.

sábado, 5 de maio de 2012

29ª jornada da Liga Zon Sagres

Resultados e marcadores:


Sporting de Braga 1 vs 0 Beira-Mar - Custódio (59')
Olhanense 0 vs 0 Marítimo
FC Porto 2 vs 0 Sporting CP - Hulk (82' e 89')
Paços de Ferreira 2 vs 2 Rio Ave - Melgarejo (17') e Alvarez (86') / João Tomás (7' e 90')
Académica de Coimbra 1 vs 0 Vitória de Setúbal - Edinho (41')
SL Benfica 1 vs 0 União de Leiria - Bruno César (21')
Nacional da Madeira 3 vs 1 Gil Vicente - Claudemir (45'), Keita (67') e Rondon (90') / Hugo Vieira (35')
Feirense 1 vs 3 Vitória de Guimarães - Buval (2') / N'Diaye (41'), Urreta (88') e Soudani (89')


Resumo:


O FC Porto já tinha garantido o 1º lugar e o respetivo título de campeão.
O SL Benfica garantiu o 2º lugar e o acesso direto à fase de grupos da Champions League.
O Sporting de Braga ficou com o 3º lugar e o acesso indireto à Champions League.
O Sporting CP perdeu a possibilidade de chegar ao 3º posto, e ao mesmo tempo garantiu o 4º lugar e acesso à fase de grupos da Liga Europa.
O Marítimo ficou com a última vaga de acesso às ligas europeias, ficando em 5º lugar.
No fundo da tabela, a União de Leiria foi despromovida, ficando em último lugar. A restante vaga da descida de divisão só ficará decidida na última jornada, pois o Feirense tem 24 pontos e a Académica de Coimbra 26. Já o Rio Ave garantiu a manutenção.


30º jornada:


Gil Vicente vs Feirense - Estádio Cidade de Barcelos
União de Leiria vs Nacional da Madeira - Estádio Municipal da Marinha Grande
Vitória de Setúbal vs SL Benfica - Estádio do Bonfim
Vitória de Guimarães vs Académica - Estádio D. Afonso Henriques
Rio Ave vs FC Porto - Estádio dos Arcos
Marítimo vs Paços de Ferreira - Estádio dos Barreiros
Beira-Mar vs Olhanense - Estádio Municipal de Aveiro
Sporting CP vs Sporting de Braga - Estádio Alvalade XXI

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Real Madrid sagra-se campeão espanhol

Com a vitória por 3-0 no campo do Atlético de Bilbau, com golos de Gonzalo Higuain, Mesut Özil e Cristiano Ronaldo, o Real Madrid sagrou-se campeão espanhol, ainda com 2 jornadas por disputar. 



Parabéns Real Madrid, em especial aos portugueses, Cristiano Ronaldo, Pepe, Ricardo Carvalho, Fábio Coentrão e, claro está, José Mourinho. 

A nossa prestação na fase final regional

Nesta fase o calendário era o seguinte:

  • 10h - Meia-final 1 - Anadia (Aveiro) vs Montemor-o-novo (Coimbra)
  • 11h - Meia-final 2 - Oleiros (Castelo Branco) vs Gouveia (Guarda)
  • 16h - Atribuição do 3º e 4º lugar - Derrotados das duas meias-finais
  • 17h - Final - Vencedores das duas meias-finais

  • Meia-final: AEPAA (Castelo Branco) 0 vs 3 Gouveia (Guarda)



Cinco iniciais: Luís Serra, José Afonso, Flávio Silveira, João Alves e Diogo Mendes.
No banco: Eduardo Matos, Gaby Mateus, João André, Rodrigo Lopes, Zé Miguel e Ricardo Alves.


Tal como era de esperar a este nível, o jogo iniciou-se bastante forte para ambos os lados. Jogadas rápidas a criar muito perigo que as duas equipas iam conseguindo manter o marcador inalterado. Mas, desde cedo, viu-se mais a melhor equipa, a equipa de Castelo Branco, a nossa. Oleiros começou a acalmar o jogo e a tentar pegar nele. Com isto surgem várias oportunidades desperdiçadas por Diogo Mendes e Flávio Silveira. Chega o intervalo e Gouveia ainda sem chances de golo. 0-0. Na segunda parte, Gouveia conseguiu equilibrar o jogo e voltaram a assistir-se a lances perigosos de parte a parte. Mas novamente, a qualidade individual e coletiva dos oleirenses veio ao de cima, e voltou a pegar no jogo. Contudo, numa rápido lance de transição ofensiva da equipa de Gouveia, estes inauguram o marcador, com um remate colocado que ainda embate no poste antes de entrar. A AEPAA desanimou por completo e nem os constantes gritos de ânimo do treinador Hélio Martins deram resultados, pois minutos depois, Gouveia marcava o 2-0. Desatenção da defesa de Oleiros e um atleta de Gouveia a fazer o 2-0 facilmente. Com 4 minutos para jogar, a missão ficava quase impossível. Os Oleirenses tentaram vir para a frente com tudo, mas esbarraram numa defesa sólida e coesa, a grande característica da equipa de Gouveia. No último minuto, tempo ainda para Gouveia fechar o marcador em 3-0, com um passe longo em desmarcação, que o capitão dos mesmos aproveita para fazer o seu segundo golo. E termina assim o jogo. Resultado enganador pelo que valiam as duas equipas. Fica claramente a sensação de injustiça, pois parecemos muito superiores àquela equipa da Guarda. Disputaríamos assim à tarde, o jogo de atribuição do 3º e 4º lugar.


  • Atribuição do 3º e 4º lugar: AEPAA (Castelo Branco) 1 vs 3 Montemor-o-Novo (Coimbra)


Cinco iniciais: Luís Serra, José Afonso, Flávio Silveira, João Alves e Gaby Mateus.
No banco: Eduardo Matos, Diogo Mendes, João André, Rodrigo Lopes, Zé Miguel e Ricardo Alves.

No passado fim-de-semana estas equipas enfrentaram-se no pavilhão de Leiria na fase de grupos. Houve empate a 2 bolas. A equipa albicastrense tentou usar a mesma estratégia do passado sábado. Linhas bem recuadas e fechadas, com saídas rápidas no contra-ataque. Estava tudo a correr de feição, numa altura em que José Afonso e Gaby Mateus, os dois só perante o guarda-redes adversário perdem o controlo da bola. Uma soberana oportunidade desperdiçada. No mesmo minuto, Coimbra marca o 1-0 inaugural. Passe falhado na saída de Oleiros, em que o pivô de Coimbra aproveita e efetua um remate em “bico” que só para no fundo das redes. 1-0 com o intervalo a chegar. Ainda assim, tempo ainda para o 2-0. Nova desatenção da defesa oleirense. Flávio Silveira, na tentativa e fazer chegar a bola a Diogo Mendes, entrega-a a um adversário que só teve de encostar para o fundo das redes. 2-0 e chegávamos assim ao intervalo. Durante o intervalo, o treinador  Hélio Martins corrigiu os posicionamentos e isso evidenciou-se na segunda parte. Com o início do jogo surge o nosso golo. Diogo Mendes finta um adversário, tabela com Gaby Mateus, e encosta para o fundo da baliza. Estava feito o nosso único golo nesta final four. O golo trouxe uma vontade extra aos jogadores do pinhal, que por várias vezes podiam ter empatado o jogo, mas o guarda-redes e os postes adversários não permitiram que isso ocorresse. Já perto do final, surge o 3-1, num lance individual do capitão de Coimbra. Driblou pela linha e efetuou um remate cruzado, de defesa impossível. Assim acabou o jogo, com muitas oportunidades desperdiçadas pelo meio.

Nesta fase fez-se notar claramente o desgaste da viagem de ida e claro das poucas horas de sono. Fomos a equipa que tinha de fazer a maior viagem (cerca de 3h) e com isso, dormimos menos. Esquecendo todas as possíveis desculpas, resta dizer que representámos condignamente o distrito de Castelo Branco nesta fase, e demos à escola a melhor marca de sempre de uma equipa. O record anterior era ter chegado à fase de grupos regional e perder os 2 jogos; e nós conseguimos 1 vitória e um empate nessa mesma fase. Estamos todos de parabéns, apesar de podermos ter ido mais longe. Resta desejar boa sorte à equipa de Anadia que se sagrou campeã regional, após vencer Gouveia na final por 3-2. Com certeza que vão representar muito bem a zona centro na fase nacional.

Avaliação:


Luís Serra: Muito seguro entre os postes, mas podia ter feito mais no jogo da meia-final.
José Afonso: Grande qualidade do Fixo. Rápido e eficaz a defender. O nosso melhor jogador nesta fase.
Flávio Silveira: Apagado na meia-final, subiu de produção no 3º e 4º lugar.
João Alves: Importante a defender e a sair no ataque. Constante nos dois jogos e bem nos dois.
Diogo Mendes: Mal na meia-final. Falhou uma oportunidade decisiva. No 3º e 4º lugar subiu de rendimento, marcando o nosso único golo e foi dos melhores nesse jogo.
Eduardo Matos: Sofreu 2 golos sem culpa em nenhum.
Gaby Mateus: Muito bem nos dois jogos. Falhou uma oportunidade contra Coimbra. Muito veloz a defender e a atacar.
João André: Seguro na sua posição, sem comprometer. Algum medo.
Rodrigo Lopes: Esforçou-se no pouco tempo em campo. Não cometeu erros graves.
Zé Miguel: Nos 30 segundos dentro de campo consegui lesionar o fixo de Coimbra.
Ricardo Alves: Entrou bem, podendo ter feito 1 golo. Falta experiência, mas esteve bem.